
Para mim esse filme tem uma história curiosa. Nessas últimas férias de julho, assisti um filme chamado "Um Sonho de Liberdade", que comprei na coleção Cinemateca Veja. O protagonista do filme é interpretado por Tim Robbins. Simplesmente adorei o filme e fiquei impressionado com a atuação deslumbrante de Robbins. Resolvi ver mais filmes do ator, e "Sobre Meninos..." se destacou, por ter dado à Tim o Oscar de Ator Coadjuvante. Assisti ao filme e gostei muito.
No colégio em que estudo, há uma atividade opcional, o Clube de Cinema. Lá discutimos sobre filmes definidos pelos professores. Na primeira semana de aula, para minha surpresa, vi que o próximo Clube de Cinema seria de "Sobre Meninos e Lobos". Achei ótimo, assim poderia discutir o filme com mais pessoas, e ouvir diferentes pontos de vista.
Bom, agora vamos ao que interessa, vamos falar sobre o filme. "SMEL" é dirigido por Clint Eastwood, um diretor indiscutívelmente formidável. Nesse filme, mantém o clima sombrio e pesado característicos de seus filmes.
O filme acompanha a trajetória de três companheiros de infância, Jimmy (Sean Penn), Dave (Tim Robbins) e Sean (Kevin Bacon). Ainda crianças, Dave é sequestrado enquanto brincam, abusado, mas consegue fugir. Esse acontecimento muda a vida dos três para sempre. O tempo passa, e os amigos se distanciam, apesar de ainda morar nas proximidades. Um novo desastre faz com que cruzem seus caminhos novamente. A filha de Jimmy é assassinada e Dave é suspeito do crime. Sean se tornou policial, e investiga o caso. O filme segue traçando as características psicologicas de cada um, e mostra como o sequestro de Dave influenciou a todos.
Clint dirige o filme com maestria, um drama mesclado com thriller. Mas desde já é bom dizer que este não é um filme de suspense policial, em que descobrir quem é o assassino é o mais importante. O filme é na verdade um thriller psicológico, que critica o comportamento humano.
As atuações são brilhantes, principalmente a de Sean Penn. Ganhou seu primeiro Oscar nesse filme,em que constrói um Jimmy realista, com todos os seus defeitos, explosivo, e que quer fazer justiça com suas próprias mãos, vingar a morte da filha. Uma atuação intensa, merecedora do Oscar. Não menos importante é Tim Robbins, que no papel do conturbado Dave, consegue transmitir toda a sua angústia e medo, originários do abuso sofrido quando cirança. O elenco coadjuvante também é estrelar, contando com Laura Linney e Marcia Gay Harden, nos papéis das esposas de Jimmy e Dave.
Concluindo, "Sobre Meninos e Lobos" é um filme incrível sobre o comportamento do homem, suas atitudes e consquências, e como um fato pode mudar a vida de inúmeras pessoas. Com certeza um must-see!
Nota: 5 Shushis!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário